segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO SOBRE A FELICIDADE



Onde esta a tão sonhada  FELICIDADE? 


Somos mulheres batalhadoras e temos diversos papéis sociais a exercer: executiva, esposa, mãe, dona de casa… e em muitos dos nossos dias, enquanto alteramos nossos papéis, procuramos nossa felicidade. Pois, a correria está árdua, o corpo cansado, o tempo é escasso… e a felicidade, onde ela está? Ela realmente existe? Nós a desejamos, lutamos por ela, invejamos aqueles que a possuem. Acreditamos que seja indefinível e efêmera, que seja só uma questão de ficar mais rica, mais magra, mais velha ou mais jovem, casar-se ou divorciar-se, ter um bebê ou uma babá, encontrar um bom emprego ou livrar-se de um ruim…

Mas o tipo de felicidade do qual estamos falando – o tipo que está na sabedoria e não desaparece quando as coisas ficam difíceis – está a nosso alcance e não tem custo algum. É um recurso natural – e é seu por direito.
 Há pessoas que já nascem sorrindo, mas a maioria de nós tem que batalhar por isso. O que requer aprender algumas técnicas novas e desaprender alguns velhos hábitos mentais – mas as boas novas da ciência e da psicologia revelam que o humor é maleável e a felicidade é sua, por escolha.

Desde que Freud ajudou a apagar a expectativa de felicidade do horizonte ocidental, quando declarou que o máximo que poderíamos esperar era a transformação de uma penúria histérica em infelicidade comum, muitos de nós fomos levados a concluir que felicidade, de alguma forma, está além do nosso alcance, é uma hipótese ingênua, algo por que lutar, mas verdadeiramente um sonho impossível.
 Acontece que Freud estava errado. Descobertas recentes em psicologia, neurologia e química – com o suporte de práticas orientais como a meditação – revelaram que a felicidade é atingível. Sabemos hoje que o cérebro pode mudar. Os cientistas chamam esta descoberta de neuroplasticidade, uma idéia revolucionária que ajudou a promover – junto com a psicologia positiva – uma ciência da felicidade.

Uma década atrás, Daniel Goleman escreveu em “Destructive Emotions”, que “o dogma em neurociência era que o cérebro era imutável pelas experiências da vida”, a pesquisa científica focava principalmente nos estados emocionais negativos. A recente mudança na ênfase de “o que há de errado conosco” para “o que está certo”, finalmente trouxe a felicidade para a discussão. Queremos saber como funciona a felicidade
Por que a felicidade parece, às vezes, tão fora de alcance? 
Quando a minha felicidade se torna a dor do outro? 
Felicidade é um destino ou uma escolha, o que nos fará felizes? 
E, finalmente, num mundo com tanta revolta, incerteza, luta e injustiça, como poderemos ser profundamente felizes? 
Que definição de felicidade é suficiente para abranger todas essas questões?

Bem, sabe-se que cada um de nós nasceu com um nível genético para designar a nossa felicidade. Os especialistas o chamam de Bem-Estar Subjetivo (B.E.S.). Sendo assim, a ideia de inferno para você pode ser a de paraíso para mim. Por isso que pessoas sem-teto em Calcutá são menos infelizes que os sem-teto da Califórnia, porque elas têm um senso de comunidade mais forte.

Um estudo feito por cientistas com ganhadores da loteria e paraplégicos, respeitadas as devidas circunstâncias, obteve resultados surpreendentes. Os ganhadores da loteria apresentaram níveis de felicidade que não diferiam significativamente de um grupo de controle. E os paraplégicos, mesmo menos felizes, não eram tão infelizes quanto esperávamos.

Como os italianos, que têm oito palavras para amor, nós precisamos de mais sentidos para felicidade. A vida é muito complexa, nós sabemos muito, há muita dor para ser satisfeita. Não podemos ter uma idéia ingênua do que é ser feliz e ser humano.
 Naturalmente, há dias em que um emprego é só um emprego, e as discrepâncias profissionais (salários, políticas corporativas, oportunidades, …) não podem ser negadas, mas cuidar do nosso próprio trabalho ao invés de ficar se comparando com os outros nos faz mais felizes.

No final das contas, felicidade é uma escolha – a moldura através da qual escolhemos enxergar a vida. Quanto maior a moldura, mais vívida a pintura. Quanto mais nos lembrarmos de que a vida é um presente – que tudo muda, e nós não estamos no controle – mais forte a nossa sensação de bem estar se torna. A felicidade pode resistir às adversidades da vida, só o que precisamos é de sabedoria.

Como costumo dizer em minhas palestras: se você deseja ser feliz por uma hora, tire um cochilo; se deseja ser feliz por um dia, saia para pescar; se deseja ser feliz por um mês, case-se; se deseja ser feliz por um ano, ganhe na loteria; mas se você quer ser feliz a vida inteira, faça alguém feliz.

Fonte: www.leilanavarro.com.br

FELICIDADE?


O que há de errado com a felicidade?

 

"O que há de errado com a felicidade?" foi o tema da redação de quem prestou concurso para UFRJ.

Eu ri assim que li o tema, pois estava exatamente refletindo sobre minha vida, minha felicidade. Tudo o que fiz foi sair escrevendo, nada mais.
Sinto que não escrevo mais como antes, a cada dia que passa estou a regredir, não sinto mais a vontade nem mesmo o prazer de antes em escrever. Minha criatividade quase alcança zero e não gosto mais de ter que pensar.
Eu estava ansiosa para entrar no jornal, escrever, pensar, conhecer pessoas e crescer psicologicamente. Eu queria isso. Sim, eu queria. Mas minha vontade foi levada descarga abaixo.
Eu quis tanto e perdi basicamente todas essas vontades. Agora em mim resta um poço seco, e nada faz sentido quando procuro por aspirações, pois não as encontro mais.

Segundo escrevi na redação, a felicidade é um simples estado psicológico momentâneo. Pode durar anos ou apenas míseros minutos, sendo limitada. Além disso, a felicidade é relativa de um indivíduo a outro. Uma criança pode pular de alegria ao ganhar um novo videogame enquanto um adolescente prefere participar de certo grupo social.
Essa felicidade não eterna se esvai com o tempo, assim que a criança enjoa de tanto jogar ou o adolescente percebe que as pessoas que o cercam não são quem ele quer ter para sua vida.
A felicidade não é perfeita e tem seus defeitos.
Quem pensa ter encontrado a felicidade mudará de ideia assim que encontrar algo que a faça ainda mais feliz, ou até a felicidade se esgotar.

"Uma garota tem o poder de fazer feliz um garoto, e vice-versa. A probabilidade de outra pessoa aparecer e fazer um deles ainda mais feliz, nem que seja por momentos de paixão, não é nula."
A.D.


Até mesmo ser feliz é complicado, seja sozinho, seja acompanhado, seja adulto, seja jovem. Talvez uns tenham mais facilidade a se alegrar se comparados a outros.

Todos buscam a felicidade, poucos realmente a encontraram.
Afinal, o que é realmente a felicidade? Por que não se consegue ser constantemente feliz? O que lhe falta?

Ser feliz é estar em harmonia consigo mesmo e com o que se possui, seja pessoas ou bens materiais. Ser feliz é entristecer, para logo descobrir qual dos dois é melhor viver; é fazer as decisões baseadas os mais profundos desejos e anseios; é pensar racionalmente para não sofrer adiante. Ou também pode ser pensar emocionalmente para viver bons momentos, mesmo sabendo que é possível vivenciar dores, afinal felicidade é apenas passagens gostosas.
Gregório de Matos


A instabilidade das coisas do mundo

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.

Pesquisa realizada no Google
por
Rosângela Meira

domingo, 27 de fevereiro de 2011

ARTIGOS INTERESSANTES - FUNDAÇÃO EDUCAR


O Livro e a Leitura


 
“Abrir um livro é empreender uma viagem para um novo mundo. Fazer descobertas, obter conhecimentos, estimular o imaginário”. Através da leitura, pode-se viajar e adquirir um universo de conhecimentos, contidos em manuscritos, em histórias variadas, em obras de escritores, de todos os tempos, em jornais, em revistas, em periódicos..., que se encontram armazenados nas salas das grandes bibliotecas, espalhadas por diversas cidades. 

No século XIX, o Brasil abrigava uma das maiores bibliotecas da América. Entretanto, quando Dom João VI voltou para Portugal, deixou aqui, no Brasil, o seu filho Pedro, a cidade do Rio de Janeiro, a Biblioteca Real e o seu busto esculpido em mármore. Mais tarde, com o tratado de Paz e Amizade, de 29 de Agosto de 1825, Dom Pedro indenizava a Família Real pelos bens e propriedades deixados, no Brasil, a antiga Terra de Santa Cruz, e , dentre eles , estava a famosa Biblioteca Real, que, desde 1822, tornou-se o maior acervo cultural da sociedade brasileira. Nela se encontram , também, cópias de livros sagrados, fotografias, gravuras, discos de vinil, partituras.., e , com a era da informática o CD-ROM e os livros digitais fazem a página da Biblioteca Nacional na Internet. Ainda, no seu interior, existem coleções preciosas de reis, de nobres, de políticos, de religiosos, de escritores, de cientistas, de amadores, desde uma modesta criação como o folheto de Cordel ( literatura popular do Nordeste do Brasil), a um luxuoso pergaminho da era renascentista; todos têm o seu lugar na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, porque lá, há sempre um espaço reservado que ajuda a contar a história do Brasil e do mundo. 

Sabe-se que a leitura amplia os conhecimentos e nos leva além dos limites de tempo e espaço, permitindo que entremos em contacto com o espírito humano de todos os tempos – do homem primitivo ao homem dos dias atuais.O grande filósofo grego, Aristóteles dizia “ que o homem tende por natureza ao conhecimento”. 
Dr. Osler comenta que o homem é moralmente são aos trinta anos, mentalmente rico aos quarenta e sábio aos cinqüenta ou nunca.”No entanto, muitos ainda não descobriram o poder que tem o hábito de ler e o enriquecimento que a leitura proporciona à pessoa. Ela leva o leitor a reestruturar as suas significações pessoais, e traz para fora algo novo, e assim, quanto mais se lê, mais se aprende. Porque é impossível separar a leitura da escrita, à medida que se lê, escreve-se melhor, desenvolve-se o potencial criativo, e, deste modo, acontece o encontro do homem consigo mesmo, com o mundo e a cultura. Um livro não se guarda apenas numa estante. 
“ Antônio Cícero no trecho do poema “guardar” escreve”
“Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la . Em cofre não se guarda coisa alguma. Em cofre perde-se a coisa à vista. Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado. Guardar uma coisa é vigiá-la por ela, fazer vigília por ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela, isto é, estar por ela ou ser por ela”
Muitos homens das letras e juristas famosos já disseram que o caminho para se ter uma sociedade melhor é educando seu povo. Cassiano Ricardo, em seu poema “Brasil- Menino”, exalta, de modo divertido, as diferentes culturas legadas de outros povos que ajudaram a formar a nossa gente. 
E, nas páginas de sua história, o Brasil menino registrou os seguintes acontecimentos de seu destino: quando fala do indígena, refere-se ao lápis vermelho, às matas brasileiras, com seus primeiros habitantes, no período do descobrimento; do português ao giz branco, a chegada dos descobridores e colonizadores; do africano ao carvão, e toda a sua trajetória da África ao Brasil. Também o grande jurista e poeta Rui Barbosa no poema “ Aos Moços “ diz que, quem possui a arte de aprender, procura sempre instruir-se, navega seguro pelas águas do saber, torna-se abastado nas posses e aproveita, com sabedoria, o seu tempo. Mas, hoje, podemos até imaginar qual seria a reação dessas ilustres personagens, diante de tantos casos esdrúxulos que estão ocorrendo na nossa língua. Sabe-se que para escrever bem precisa ler sempre e, quem escreve, deveria saber o conteúdo daquilo que está sendo transmitido. Infelizmente, as coisas não são bem assim, muitas vezes, em redações de alguns estudantes, esse problema acontece com muita frequência, pois o conteúdo do que é transmitido não está em perfeita sintonia com aquilo que está escrito. Por tudo isso , vamos leia mais, viva melhor... Viver sem a leitura é manter os olhos fechados para o Conhecimento.

Luciah Rodriguez
Educadora e Psicanalista

luciah rodriguez (B. H – MG




segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

EPÍGRAFES SOBRE LEITURA

Frases sobre a Importância da Leitura



A leitura é uma fonte inesgotável de prazer
 mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.





A leitura é precípua ao desenvolvimento intelectual
e um  elo de  transformação social .


Rosângela Meira - Sacolão da leitura



Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.




Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!




A leitura de todos os bons livros
é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.



A leitura de um bom livro é um diálogo incessante:
 o livro fala e a alma responde.



Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.



"Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio.
Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também."

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria."


"Dupla delícia/ O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado."


Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias.



É com leitura de grandes Pensadores que o mundo cresce e desenvolve, porque filosofia é VIDA é PENSAR.
 


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

LEITURA NÃO ENTRA EM FÉRIAS

RETROSPECTIVA :
 
ENCONTRO LITERÁRIO EM 2010

Bom momento para encontrar um livro
e, depois, para   ler, 
reler ou não...










A leitura socializa...


A poesia   encanta...

É por meio de projetos de leitura,

professores mediadores 

que a

Educação desenvolve e se expande...






A festa literária do Sacolão da Leitura

inspira dias de cultura, história e romance.

Os estudantes do  C.M.A.C

prestigiam o evento que reúne

professores e bibliotecária.