LEITURA EXTRA
"(...) PRIMEIRAMENTE, A LEITURA DO MUNDO, DO PEQUENO
MUNDO EM QUE ME ENVOVIA.
DEPOIS A LEITURA DA PALAVRA QUE, NEM SEMPRE,
AO LONGO DE MINHA ESCOLARIZAÇÃO,
FOI A LEITURA DA "PALAVRAMUNDO" -
NÃO É A LEITURA DA PALAVRA MUNDO,
MAS É A LEITURA DA "PALAVRAMUNDO", UMA PALAVRA SÓ."
FREIRE, 1995, P. 30
Ler e ter acesso aos livros não são práticas
comuns a todos os cidadãos brasileiros.
A Leitura Extra contagia,
a volupia de poder ler sozinho(a),
de mergulhar no mundo mágico das letras
que tranporta a tantas
histórias fantásticas!!! É maravilhoso!!!
O despertar pelo gosto da leitura,
geralmente, está atrelado á presença
de agentes de formação,
mediadores, "projetos rolantes"
que estimulam esta interação
leitor/texto literário.
Ambientes geradores de práticas leitoras
é precípuo para as primeiras experiências
de interação com o universo da literatura.
A leitura guarda espaço para
o leitor imaginar
sua própria humanidade e apropriar-se
de sua fragilidade, com seus sonhos,
seus devaneios e sua experiência.
A leitura acorda no sujeito dizeres
insuspeitados enquanto redimensiona
seus entendimentos.(...)
QUEIRÓS, 1999,p.24
Se procuramos enxergar com atenção
as primeiras histórias de leitura
de diferentes leitores, verificaremos
a importância do
ambiente gerador destas práticas,
no que tange ao sentido que atribuímos
à leitura e que definem nosso
perfil de leitores.
O desenvolvimento do gosto,
do prazer pela leitura,
visando a formação integral do leitor,
tornou-se um constante
desafio, difícil de superarmos em função,
sobretudo, de práticas de leitura desiguais,
no que diz respeito ao acesso
e às formas de se conceber e de se
produzir a leitura.
(...) que livros estamos lendo hoje?
Provavelmente aquele de que me falou
um amigo, que já o leu ou aquele de que
lemos uma resenha.
Isto é, lemos os livros de que tivemos notícia,
dependendo de quem foi nosso informante.
Criar o circuito entre os alunos,
deixando-os ler livremente,
por indicação dos colegas,
pela curiosidade, pela capa, pelo título...
A possibilidade de ter acesso ao
"universo da literatura", ou seja,
o direito de se tornar um leitor pleno depende,
especialmente, da pluralidade
de escrituras literárias que o cercam.
Rosângela Meira
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