sábado, 10 de abril de 2010

FENÕMENO TECNOLÓGICO

Fenômeno tecnológico

O impacto das novas tecnologias na sociedade é uma realidade da qual não podemos fugir. Entre luzes e sombras, caminhamos para o futuro com as TICs entrando cada vez mais nas diferentes tarefas do cotidiano. Isso quer dizer que a informação ocupa um espaço estratégico tão importante quanto desconcertante, já que o que as novas tecnologias de caráter instantâneo fazem de extraordinário é quebrar o modelo vertical e linear com o qual já está bem familiarizado.

O famoso www agora entra em sua segunda geração. O termo Web 2.0 é utilizado para definir um ambiente on-line mais dinâmico, cuja principal característica é a colaboração dos usuários para a organização de conteúdos. Um exemplo que descreve bem essa nova tendência é a enciclopédia virtual Wikipédia, cujas informações são disponibilizadas e ditadas pelos próprios internautas. É um exemplo prático de como o conhecimento pode ser construído coletivamente, quebrando assim a organização linear e vertical.

Por outro lado, a tecnologia é muito importante na educação, pois, o mundo está em transformação e a escola precisa acompanhar essa evolução. Com as mudanças que ocorrem ao nosso redor e a constante ebulição do mundo, se as escolas pararem no caminho, o progresso da tecnologia passará por cima de todos. A tecnologia não é a responsável por toda a transformação cultural, mas, cria espaços e possibilidades a serem explorados. O educador precisa acompanhar a evolução, pois, o aluno aprende com o professor e vice versa. É a troca de experiências em volta do mundo tecnológico.
Portanto, o grande desafio atual é reconhecer a complexidade e a amplitude dos fenômenos, compreender seu verso e seu reverso. Compartilhar dimensões, estudar os processos, buscando entender suas inter-relações e acompanhar a acelerada produção de informações e novos conhecimentos disponibilizados pelos suportes digitais favorecidos e gerados pela trocas sociocognitivas em rede.

Rosângela Meira
Uesc- Letras













Um comentário: