segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FELICIDADE?


O que há de errado com a felicidade?

 

"O que há de errado com a felicidade?" foi o tema da redação de quem prestou concurso para UFRJ.

Eu ri assim que li o tema, pois estava exatamente refletindo sobre minha vida, minha felicidade. Tudo o que fiz foi sair escrevendo, nada mais.
Sinto que não escrevo mais como antes, a cada dia que passa estou a regredir, não sinto mais a vontade nem mesmo o prazer de antes em escrever. Minha criatividade quase alcança zero e não gosto mais de ter que pensar.
Eu estava ansiosa para entrar no jornal, escrever, pensar, conhecer pessoas e crescer psicologicamente. Eu queria isso. Sim, eu queria. Mas minha vontade foi levada descarga abaixo.
Eu quis tanto e perdi basicamente todas essas vontades. Agora em mim resta um poço seco, e nada faz sentido quando procuro por aspirações, pois não as encontro mais.

Segundo escrevi na redação, a felicidade é um simples estado psicológico momentâneo. Pode durar anos ou apenas míseros minutos, sendo limitada. Além disso, a felicidade é relativa de um indivíduo a outro. Uma criança pode pular de alegria ao ganhar um novo videogame enquanto um adolescente prefere participar de certo grupo social.
Essa felicidade não eterna se esvai com o tempo, assim que a criança enjoa de tanto jogar ou o adolescente percebe que as pessoas que o cercam não são quem ele quer ter para sua vida.
A felicidade não é perfeita e tem seus defeitos.
Quem pensa ter encontrado a felicidade mudará de ideia assim que encontrar algo que a faça ainda mais feliz, ou até a felicidade se esgotar.

"Uma garota tem o poder de fazer feliz um garoto, e vice-versa. A probabilidade de outra pessoa aparecer e fazer um deles ainda mais feliz, nem que seja por momentos de paixão, não é nula."
A.D.


Até mesmo ser feliz é complicado, seja sozinho, seja acompanhado, seja adulto, seja jovem. Talvez uns tenham mais facilidade a se alegrar se comparados a outros.

Todos buscam a felicidade, poucos realmente a encontraram.
Afinal, o que é realmente a felicidade? Por que não se consegue ser constantemente feliz? O que lhe falta?

Ser feliz é estar em harmonia consigo mesmo e com o que se possui, seja pessoas ou bens materiais. Ser feliz é entristecer, para logo descobrir qual dos dois é melhor viver; é fazer as decisões baseadas os mais profundos desejos e anseios; é pensar racionalmente para não sofrer adiante. Ou também pode ser pensar emocionalmente para viver bons momentos, mesmo sabendo que é possível vivenciar dores, afinal felicidade é apenas passagens gostosas.
Gregório de Matos


A instabilidade das coisas do mundo

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.

Pesquisa realizada no Google
por
Rosângela Meira

Nenhum comentário:

Postar um comentário