domingo, 13 de março de 2011

LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR


LEITURA EXTRA


"(...) PRIMEIRAMENTE, A LEITURA DO MUNDO, DO PEQUENO

MUNDO EM QUE ME ENVOVIA.

DEPOIS A LEITURA DA PALAVRA QUE, NEM SEMPRE,

AO LONGO DE MINHA ESCOLARIZAÇÃO,

 FOI A LEITURA DA "PALAVRAMUNDO" -

NÃO É A LEITURA DA PALAVRA MUNDO,

 MAS É A LEITURA DA "PALAVRAMUNDO", UMA  PALAVRA SÓ."

FREIRE, 1995, P. 30 




Ler e ter acesso aos livros não são práticas

 comuns a todos os cidadãos brasileiros.



A  Leitura Extra contagia, 

 a volupia de poder ler sozinho(a),

de mergulhar no mundo mágico das letras

 que tranporta a tantas

histórias fantásticas!!!  É  maravilhoso!!!




O despertar pelo gosto da leitura,

geralmente, está atrelado á presença

 de agentes de formação,

mediadores, "projetos rolantes"

que estimulam esta interação

leitor/texto literário.





Ambientes geradores de práticas leitoras

 é precípuo para  as primeiras experiências 

de interação com o universo da literatura.




A leitura guarda espaço para

o leitor imaginar

sua própria humanidade e apropriar-se

de sua fragilidade, com seus sonhos,

seus devaneios e sua experiência.

A leitura acorda no sujeito dizeres

 insuspeitados enquanto redimensiona

seus entendimentos.(...)

QUEIRÓS, 1999,p.24



Se procuramos enxergar com atenção

as primeiras histórias de leitura

de diferentes leitores, verificaremos

a importância do

ambiente gerador destas práticas,

 no que tange ao sentido que atribuímos

à leitura e que definem nosso

perfil de leitores.






O desenvolvimento do gosto,

do prazer pela leitura,

visando a formação integral do leitor,

tornou-se um constante

desafio, difícil de superarmos em função,

sobretudo, de práticas de leitura desiguais,

 no que diz respeito ao acesso

e às formas de se conceber e de se

produzir a leitura.



(...) que livros estamos lendo hoje?


Provavelmente aquele de que me falou 

 um amigo, que já o  leu ou aquele de que

 lemos uma resenha.

Isto é, lemos  os livros de que tivemos notícia,

dependendo de quem foi nosso informante.




Criar o circuito entre os alunos,

deixando-os ler livremente,

 por indicação dos colegas,

pela curiosidade, pela capa, pelo título...




A possibilidade de ter acesso ao

 "universo da literatura", ou seja,

o direito de se tornar um leitor pleno depende,

especialmente, da pluralidade

de escrituras literárias que o cercam.

Rosângela Meira

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