sexta-feira, 25 de setembro de 2009

LI E GOSTEI

PARA DESCOBRIR O MUNDO

"Imagine um lugar esquecido nos confins do Brasil, sem rádio e sem notícias das terras civilizadas. Sem livros. E onde vivia-se a adivinhar as horas pela posição do sol e a imaginar como seria o mundo além da linha do horizonte. Esse lugar existiu: nasci lá.
Um dia chegou ali uma professora chamada Teresa, para dar aulas na Escola Rural. Era a civilização que chegava, dentro de um livrinho que ela trazia, uma antologia de contos, crônicas e poemas para ser lida em voz alta pelos alunos.
A bendita professora chegava àqueles sertões para nos presentear com a chave de um tesouro. Foi como se, até aquele momento, o mundo não existisse para nenhum de nós. Acabávamos de descobrí-lo, através daquelas leituras, seguidas de exercícios de redação - outro mundo que se abria diante de nós, quando as nossas  mãos conduziam as canetas que iam nos revelando a nossa própria capacidade de nos expressarmos através da palavra escrita. Aquela professora nos ensinou que ler é mais que aprender: é dar asas á imaginação. É preciso dizer mais sobre a importancia da leitura?"

Antônio Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário