segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Parada da Leitura

3 comentários:

  1. É indiscutível que a leitura influencia no desempenho de todas as disciplinas, pois se o estudante realizá-la com significado, nós professores sairemos ganhando na questão da aprendizagem.
    O professor é o fomentador, o espelho para o estudante, portanto deve se tornar um leitor assíduo e convicto da importância da leitura na vida diária.
    A leitura deve ser compreendida como parte de um processo mais amplo: o letramento, que se configura como ferramenta de apropriação dos usos da leitura e da escrita nas diferentes práticas sociais; dessa forma cabe a todo educador apropriar-se das estratégias e dos procedimentos de leitura para auxiliar e utilizá-lo no processo de construção dos sentidos dos textos.

    ResponderExcluir
  2. O professor como mediador
    Ser professor hoje é mediar o conhecimento, é fazer o aluno participante do processo de construção do conhecimento, que não está pronto e acabado.
    Não podemos mais ignorar a deficiência do aluno em relação à leitura, fingindo que não estamos vendo. O resultado são estudantes que avançam na série e são insuficientes na leitura. Se fizermos uma pesquisa nas escolas brasileiras, veremos que em todos os níveis há alunos com um grau de leitura e interpretação defasado. E nós precisamos encarar essa realidade como nossa e de todos. Vamos diagnosticar as deficiências e saná-las. Se nosso aluno precisa ser alfabetizado, letrado, faz-se necessário que o façamos já.
    Chega de usar uma venda nos olhos. Vamos enxergar o que está acontecendo na leitura dos nossos alunos e trabalhar essas deficiências ao invés de ficarmos maquiando os resultados, pois cedo ou tarde eles aparecem, e o que valerá não será somente e o resultado final de sua escola, mas principalmente a percepção de sua qualidade de ensino.
    Importa perceber que ler é tão amplo quanto a extensão do mundo. Propiciar ao aluno adentrar nesse mundo de sonho, de realidade, de ficção e de alma faz com que todos os professores se sintam mais humanos e conscientes do processo de formação cidadã e de responsabilidade social. Trabalhar a leitura em todos os níveis é possibilitar um mundo mais justo, mais consciente, mais humano e solidário.
    Mundo Jovem – Língua e Literatura-2008

    ResponderExcluir
  3. "Em muitas ocasiões a leitura de um livro fez a fortuna de um homem, decidindo o curso de sua vida." (Ralph Waldo Emerson)
    Marcello
    Montes Claros - MG

    ResponderExcluir